whatsapp (16) 99603-4931    Responsável    Sistema

APRESENTAÇÃO



Nosso material didático foi elaborado por autores com larga experiência como professores. Não poderia ser de outra forma, uma vez que pretende ser um indispensável aliado do professor em seu trabalho de ensinar e um eficaz organizador do estudo do aluno em sua tarefa de aprender.

O material foi elaborado com as seguintes características:

  • programação precisa e coesa, mas flexível às peculiaridades regionais e locais;
  • criação de processos e estratégias eficientes, que possibilitem aprendizagens efetivas, sem ceder a facilidades e a reduções enganosas;
  • abrangência na extensão dos conteúdos, sem negligenciar as principais finalidades do Ensino Fundamental, como o ensino de procedimentos e atitudes e o desenvolvimento de competências e habilidades;
  • apresentação dos currículos em espiral, caracterizados pelo constante retorno dos conteúdos em níveis progressivamente mais complexos.




Como funciona essa parceria?

A parceria do Colégio Anglo São Carlos com a Seven Educacional está alicerçada no propósito de desenvolver alunos bilíngües, capazes de enfrentar com competência e segurança os desafios da vida acadêmica, profissional e social.

“Compromissados com a missão e causa de desenvolver pessoas para o sucesso e tornar bilíngües os alunos da educação básica do Brasil, compartilhamos a felicidade de trazer para o Anglo São Carlos nossa experiência de 18 anos de atuação na educação básica em diversas regiões do Brasil, desenvolvendo professores e alunos para resultados de aprendizagem efetivos, comprovados por exames internacionais Cambridge English.”


PROPOSTA PEDAGÓGICA



Um sistema de ensino coeso.

Desenvolver a criatividade do aluno, a capacidade de enfrentar situações novas, incorporar o gosto pelo conhecimento, assim como conceitos de ética e cidadania são diferenciais do Sistema Anglo de Ensino. O material é um grande aliado do professor em sua missão de ensinar e um eficaz organizador do estudo do aluno na sua tarefa de aprender.


Transição tranqüila.

O Sistema Anglo de Ensino valoriza o raciocínio em todas as matérias. Tudo foi concebido pelos autores para promover uma transição tranqüila das séries iniciais para as séries finais do Ensino Fundamental. Assim, essa passagem não apresenta surpresas, nem para o aluno nem para os pais.


Ensino Fundamental - anos finais

Aula dada. Aula estudada. A educação para o estudo acontece tanto na escola como em casa. Na escola, tudo gira em torno da aula. O professor desenvolve a teoria, realizando exercícios e atividades práticas. Em casa, o aluno aprofunda seus conhecimentos nas tarefas propostas diariamente no Caderno do Aluno.


Estudante criativo e versátil.

A metodologia do Sistema Anglo permite ao aluno desenvolver autonomia nos estudos, possibilitando-lhe a compreensão do mundo e a resolução de problemas. Tudo é concebido para estimular o hábito do estudo e a tarefa diária, desenvolvendo, desde cedo, disciplina e responsabilidade para que o aluno aprenda continuamente ao longo da vida.


LISTAS DE MATERIAIS




HORÁRIOS


Período da manhã:

  • Entrada: 07h10 (portão aberto das 6h50 até 7h20)
  • Saída: 12h10 (portão fica aberto até 12h40)

Período da tarde:

  • Entrada: 13h (portão aberto das 12h40 até 13h10)
  • Saída: 18h (Portão aberto até 18h20)

GRADE CURRICULAR



  • Língua Portuguesa
  • História
  • Geografia
  • Ciências
  • Matemática
  • Educação Física
  • Artes
  • Inglês
  • Musicalização
  • Habilidades Socioemocionais

PROJETOS 2º SEMESTRE


4ª Feira

  • Recreação esportiva: 9h até 10h e das 14h até 15h – Na unidade Anglo da rua XV de novembro;
  • Robótica (empresa PETE): 9h até 10h30 – Na unidade Anglo da rua XV de novembro.

5ª Feira

  • Karatê: 14h até 15h – Na unidade Anglo Vila Alpes;


PROJETOS DE LEITURA


1º BIMESTRE



TURMA TÍTULO AUTOR EDITORA
1º ano O Dragão Comilão Rosana Rios Scipione
2º ano Poemas para Brincar José Paulo Paes Ática
3º ano Olha o Bicho José Paulo Paes Ática
4º ano Contos de Adivinhação Ricardo Azevedo Ática
5º ano Varal de Poesia Henriqueta Lisboa, José Paulo Paes, Mário Quintana e Fernando Paixão Ática

2º BIMESTRE



TURMA TÍTULO AUTOR EDITORA
1º ano Jeca, o tatu Ana Maria Machado Ática
2º ano Zekeiê os olhos da noite Nathalie Dieterlé Scipione
3º ano Nossa rua tem um problema Ricardo Azevedo Ática
4º ano Horror, humor e quadrinhos Heloísa Prieto Ática
5º ano Varal de poesia Henriqueta Lisboa, José Paulo Paes, Mário Quintana e Fernando Paixão Ática

3º BIMESTRE



TURMA TÍTULO AUTOR EDITORA
1º ano Um dia desses Ana Maria Machado Ática
2º ano Os músicos de Bremen Irmãos Grimm Ática
3º ano Fábulas de Esopo Hans-Gartner Ática
4º ano Mina de ouro Maria Jose Dopre Ática
5º ano Antes de virar gente grande Marina Colassanti Ática

SISTEMA DE AVALIAÇÃO



Na avaliação do aproveitamento do aluno, são utilizados no decorrer de cada bimestre, dois instrumentos avaliativos:

  • Atividades Avaliativas que podem ser aplicadas sem prévio aviso.
  • Avaliações formais com datas estipuladas conforme calendário enviado previamente via agenda.
  • Prova Anglo.


MISSÃO ESCOLAR



“Inspirado em princípios de liberdade e igualdade, o Colégio Anglo São Carlos tem por missão promover o contínuo desenvolvimento integral de seus alunos, respeitando seus direitos individuais e contribuindo com sua formação para exercício efetivo da cidadania”.


OLEM - O LÍDER EM MIM



O que é o Programa "O Líder em Mim?"

É um processo de transformação comportamental para alunos e educadores , um programa com conteúdo, metodologia, material didático, e treinamento para o aprendizado de liderança, valores e competências fundamentais para o sucesso na escola e na vida.


Capacitação Docente e da Equipe Escolar

O processo de formação integral do aluno é reflexo do papel do professor como mediador e motivador na ação de despertar o valor de cada criança. pensando nisso, o líder em mim oferece capacitações que envolvem toda equipe escolar.


Formação Socioemocional

O programa provoca mudanças comportamentais profundas e perceptíveis nos alunos e em toda a equipe escolar, promovendo o desenvolvimento de autonomia, valores e competências.


A Aplicação na Escola

A escola trabalha diversas práticas que contribuem para o aprendizado e desenvolvimento dos hábitos.


DEVERES E DIREITOS DOS ALUNOS



Deveres do Aluno

  • Comparecer pontualmente ás aulas, avaliações e outras atividades preparadas e programadas;
  • Incumbir-se das obrigações que lhe forem atribuídas pela Direção, Coordenação ou professores;
  • Tratar com respeito professores, funcionários e colegas;
  • Estar de posse e apresentar exclusivamente o material exigido para as aulas, zelando pela sua guarda;
  • Justificar ausências, quando solicitado;
  • Apresentar-se devidamente uniformizado em todas as atividades escolares e/ou qualquer evento promovido pela escola;
  • Usar de probidade na execução de avaliações e demais atos escolares;
  • Participara com interesse de todos os trabalhos, solenidades ou festas escolares;
  • Comportar-se adequadamente dentro do Colégio e em suas adjacências;
  • Indenizar o prejuízo quando produzir danos materiais ao estabelecimento ou a objetos de propriedade de colegas, funcionários ou professores, segundo critérios da direção;
  • Permanecer no recinto escolar e dele não se ausentar antes da última aula ou trabalho sem ordem da Direção;
  • Manter em dia seus compromissos com a Secretaria do Colégio;
  • Atender á convocação da Direção, Coordenação e dos professores.


Direitos do Aluno

  • Ser respeitado por todos os profissionais do Colégio e pelos colegas;
  • Ser considerado valorizado em sua individualidade, sem comparação nem ou preferência;
  • Ser respeitado sem discriminação de credo religioso, político, raça e cor;
  • Ser orientado em suas dificuldades;
  • Ser ouvido em suas queixas ou reclamações;
  • Receber seus trabalhos e tarefas devidamente corrigidos e avaliados;
  • Recorrer dos resultados das avaliações de seu desempenho dentro do prazo estipulado pelo Colégio.


É Vetado aos Alunos

  • Promover, sem autorização da Direção, rifas ou venda de qualquer espécie de produtos nas dependências do Colégio;
  • Promover algazarras dentro do estabelecimento ou em suas imediações;
  • Portar objetos perigosos;
  • Ocupar-se, durante as aulas, da execução de qualquer trabalho estranho às mesmas, impedindo que a aula se desenvolva a contento para todos;
  • Participar, dentro ou fora do Colégio, de atos ofensivos à moral, à segurança e ao pudor;
  • Fumar e fazer uso de bebidas alcoólicas ou outras substâncias tóxicas nas salas de aula e demais dependências do Colégio;
  • Alimentar-se dentro da sala de aula;
  • Gravar nas paredes, no assoalho, em qualquer parte do prédio ou material escolar, desenhos ou sinais gráficos;
  • Jogar baralho nas dependências do Colégio;
  • Permanecer nos arredores do Colégio, por motivo não justificado, após o termino das aulas;
  • Uso de qualquer aparelho eletrônico dentro das salas de aula e demais dependências do Colégio;
  • Observação: o Colégio não se responsabiliza pelos danos, roubos e extravios de materiais que não sejam escolares.



NOSSO MATERIAL DE ENSINO



O Anglo no Ensino Fundamental = Tradição e Modernidade

Onde está a tradição? No que sempre deu certo: na valorização do conteúdo disciplinar, na precisão de conceitos e noções, no estímulo a atitudes e comportamentos éticos e construtivos, na exigência de estudo diário.

E a modernidade? Na incorporação de novas estratégias pedagógicas, ancoradas em experimentações bem-sucedidas, como inclusão de assuntos da realidade imediata, integração interdisciplinar, abordagem interativa dos conteúdos, abordagem de temas transversais, valorização da leitura, da escrita e do raciocínio lógico.


Coesão do projeto didático-pedagógico

Do 1º ao 9º ano, valoriza-se o trabalho interdisciplinar, visando à formação integral do aluno. Aprendizagem progressiva

A maioria das disciplinas trabalham com o currículo em espiral: os assuntos são retomados, ampliados e aprofundados de acordo com a progressão nos anos. Aula dada, aula estudada

Tudo gira em torno da aula. Com o material Anglo, o hábito de estudo é incorporado pelos alunos de forma natural. Eles diariamente estudam em casa a aula dada, ao fazer as tarefas. Organização do material - 1º ao 9º ano O Caderno do aluno é entregue em quatro remessas por ano. Traz o conteúdo distribuído por blocos de aulas, todos com a teoria, os exercícios de classe, as tarefas de casa e sugestões de atividades complementares.


Corpo docente capacitado

Os professores que utilizam o Sistema Anglo de Ensino recebem o Manual do Professor, com fundamentação teórica do material, orientação sobre o planejamento das aulas, proposta de atividades extra-classe, textos auxiliares, sugestões de leitura, filmes e sites. Além disso, periodicamente participam de treinamentos presenciais, conduzidos pelos autores do material.


Atualização on-line

Sempre que desejarem, os professores podem trocar informações com os autores por meio de um canal de comunicação exclusivo, disponível na internet, e utilizar recursos de multimídia.


Parceria com a escola

Bimestralmente, a escola recebe sugestões de questões para provas, nas quais se privilegiam o raciocínio e a aplicação do conhecimento.

A programação anual desenvolve-se de acordo com o calendário escolhido pela escola e prevê espaços para a realização de atividades a seu critério. Isso é garantia de que os alunos terão toda a matéria de seu ano, além de participar dos eventos exclusivos de sua escola.


Estudante criativo e versátil

O mercado de trabalho exige, cada vez mais, profissionais que aprenderam a ser criativos e versáteis desde os primeiros anos de vida.

Com o material do Sistema Anglo de Ensino, ao término do Ensino Fundamental os alunos terão desenvolvido:

  • autonomia para aprender, por meio de leitura, escrita e raciocínio lógico;
  • compreensão do seu ambiente natural e social, do sistema político, dos patrimônios culturais da humanidade e dos valores sociais;
  • conhecimentos e habilidades imprescindíveis à convivência familiar e social, de modo a contribuir para o bem-estar coletivo.