Nosso material didático foi elaborado por autores com larga experiência como professores. Não poderia ser de outra forma, uma vez que pretende ser um indispensável aliado do professor em seu trabalho de ensinar e um eficaz organizador do estudo do aluno em sua tarefa de aprender.
O material foi elaborado com as seguintes características:
Como funciona essa parceria?
A parceria do Colégio Anglo São Carlos com a Seven Educacional está alicerçada no propósito de desenvolver alunos bilíngües, capazes de enfrentar com competência e segurança os desafios da vida acadêmica, profissional e social.
“Compromissados com a missão e causa de desenvolver pessoas para o sucesso e tornar bilíngües os alunos da educação básica do Brasil, compartilhamos a felicidade de trazer para o Anglo São Carlos nossa experiência de 18 anos de atuação na educação básica em diversas regiões do Brasil, desenvolvendo professores e alunos para resultados de aprendizagem efetivos, comprovados por exames internacionais Cambridge English.”
Desenvolver a criatividade do aluno, a capacidade de enfrentar situações novas, incorporar o gosto pelo conhecimento, assim como conceitos de ética e cidadania são diferenciais do Sistema Anglo de Ensino. O material é um grande aliado do professor em sua missão de ensinar e um eficaz organizador do estudo do aluno na sua tarefa de aprender.
O Sistema Anglo de Ensino valoriza o raciocínio em todas as matérias. Tudo foi concebido pelos autores para promover uma transição tranqüila das séries iniciais para as séries finais do Ensino Fundamental. Assim, essa passagem não apresenta surpresas, nem para o aluno nem para os pais.
A educação para o estudo acontece tanto na escola como em casa. Na escola, tudo gira em torno da aula. O professor desenvolve a teoria, realizando exercícios e atividades práticas. Em casa, o aluno aprofunda seus conhecimentos nas tarefas propostas diariamente no Caderno do Aluno.
A metodologia do Sistema Anglo permite ao aluno desenvolver autonomia nos estudos, possibilitando-lhe a compreensão do mundo e a resolução de problemas. Tudo é concebido para estimular o hábito do estudo e a tarefa diária, desenvolvendo, desde cedo, disciplina e responsabilidade para que o aluno aprenda continuamente ao longo da vida.
Na avaliação do aproveitamento do aluno, são utilizados no decorrer de cada bimestre, dois instrumentos avaliativos:
“Inspirado em princípios de liberdade e igualdade, o Colégio Anglo São Carlos tem por missão promover o contínuo desenvolvimento integral de seus alunos, respeitando seus direitos individuais e contribuindo com sua formação para exercício efetivo da cidadania”.
É um processo de transformação comportamental para alunos e educadores , um programa com conteúdo, metodologia, material didático, e treinamento para o aprendizado de liderança, valores e competências fundamentais para o sucesso na escola e na vida.
O processo de formação integral do aluno é reflexo do papel do professor como mediador e motivador na ação de despertar o valor de cada criança. pensando nisso, o líder em mim oferece capacitações que envolvem toda equipe escolar.
O programa provoca mudanças comportamentais profundas e perceptíveis nos alunos e em toda a equipe escolar, promovendo o desenvolvimento de autonomia, valores e competências.
A escola trabalha diversas práticas que contribuem para o aprendizado e desenvolvimento dos hábitos.
Onde está a tradição? No que sempre deu certo: na valorização do conteúdo disciplinar, na precisão de conceitos e noções, no estímulo a atitudes e comportamentos éticos e construtivos, na exigência de estudo diário.
E a modernidade? Na incorporação de novas estratégias pedagógicas, ancoradas em experimentações bem-sucedidas, como inclusão de assuntos da realidade imediata, integração interdisciplinar, abordagem interativa dos conteúdos, abordagem de temas transversais, valorização da leitura, da escrita e do raciocínio lógico.
Do 1º ao 9º ano, valoriza-se o trabalho interdisciplinar, visando à formação integral do aluno.
A maioria das disciplinas trabalham com o currículo em espiral: os assuntos são retomados, ampliados e aprofundados de acordo com a progressão nos anos. Aula dada, aula estudada.
Tudo gira em torno da aula. Com o material Anglo, o hábito de estudo é incorporado pelos alunos de forma natural. Eles diariamente estudam em casa a aula dada, ao fazer as tarefas.
Organização do material - 1º ao 9º ano O Caderno do aluno é entregue em quatro remessas por ano. Traz o conteúdo distribuído por blocos de aulas, todos com a teoria, os exercícios de classe, as tarefas de casa e sugestões de atividades complementares.
Os professores que utilizam o Sistema Anglo de Ensino recebem o Manual do Professor, com fundamentação teórica do material, orientação sobre o planejamento das aulas, proposta de atividades extra-classe, textos auxiliares, sugestões de leitura, filmes e sites. Além disso, periodicamente participam de treinamentos presenciais, conduzidos pelos autores do material.
Sempre que desejarem, os professores podem trocar informações com os autores por meio de um canal de comunicação exclusivo, disponível na internet, e utilizar recursos de multimídia.
Bimestralmente, a escola recebe sugestões de questões para provas, nas quais se privilegiam o raciocínio e a aplicação do conhecimento.
A programação anual desenvolve-se de acordo com o calendário escolhido pela escola e prevê espaços para a realização de atividades a seu critério. Isso é garantia de que os alunos terão toda a matéria de seu ano, além de participar dos eventos exclusivos de sua escola.
O mercado de trabalho exige, cada vez mais, profissionais que aprenderam a ser criativos e versáteis desde os primeiros anos de vida.
Com o material do Sistema Anglo de Ensino, ao término do Ensino Fundamental os alunos terão desenvolvido: