Anglo São Carlos
ENSINO FUNDAMENTAL II - ANOS FINAIS

Na rotina escolar do fundamental II a palavra de ordem é autonomia.Os anos do EF-II são aqueles nos quais os alunos desenvolvem gradativamente a autonomia nos estudos, sem perder a qualidade do aprendizado. Assimilados os procedimentos básicos de estudo, os alunos passam a desenvolvê-los de maneira a otimizá-los. O enfoque está no aprofundamento dos componentes curriculares, mas não como um fim e sim para que alunos sejam capazes de colaborar, dialogar, argumentar e levantar hipóteses acerca do que estão aprendendo.

Proposta Pedagógica

A Proposta Pedagógica do Anglo está pautada no protagonismo estudantil, considerando o aluno como o centro das ações e decisões. O objetivo é que ele desenvolva múltiplas capacidades acadêmicas e emocionais, desenvolvendo habilidades e competências em diferentes áreas do conhecimento. A concepção metodológica estimula a capacidade de ampliar os saberes prévios, sendo o professor um mediador do conhecimento, um agente facilitador do processo de aprendizagem (Metodologia Ativa).

Material

A busca constante por inovações pedagógicas e recursos que atendam às novas demandas dos alunos levou o Anglo a integrar os materiais didáticos e serviços disponibilizados a uma completa plataforma tecnológica que potencializa a prática de sala de aula e o desempenho pedagógico. O material é apostilado composto de quatro apostilas bimestrais contendo Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia e uma apostila anual de Desenho Geométrico e Socioemocional além do livro do Programa Bilíngue (Seven).
No final de cada aula da apostila são propostas tarefas, atividades complementares, textos e desafios, que possibilitam uma aprendizagem mais significativa. Todo material é desenvolvido de forma interdisciplinar, por uma equipe de autores com larga experiência didática.

Grade Curricular

DIFERENCIAIS

Pilar Socioemocional, Programa “LÍDER EM MIM”s

Muito requeridas pelo mercado e pela sociedade, as competências socioemocionais são um conjunto de habilidades não-cognitivas que impactam no comportamento, atitudes, modos de pensar, e são também influenciados pela personalidade. A aprendizagem socioemocional é um processo de aquisição de habilidades sociais e emocionais e é tão importante quanto aprender a ler ou calcular, além disso, contribui nas funções cognitivas de interpretação, reflexão, raciocínio e resolução de problemas, colaborando tanto para o sucesso acadêmico quanto para o sucesso na vida profissional. No pilar socioemocional o Anglo São Carlos trabalha a liderança individual do aluno, através do Programa Líder em Mim. O programa desenvolve: a auto gestão, tomada de decisão responsável e consciência emocional. Objetivando assim, o fortalecimento de indivíduos autônomos e protagonista de suas próprias vidas. É um programa que dialoga com o aluno, seus responsáveis, professores e toda equipe escolar, pois somente assim é possível o desenvolvimento do indivíduo humana e integralmente.

Espaço Maker

O foco da educação maker – termo em inglês que significa fazer – é transformar os espaços de aprendizagem. Isso fez com que o Colégio Anglo se tornasse um lugar para a experimentação, aprendizagem criativa e prática do conhecimento. Para estimular a criatividade, a colaboração e sustentabilidade possuímos uma Sala Maker. Onde os alunos desenvolvem o conhecimento de maneira prática e interdisciplinar, colocando a mão na massa. Durante as aulas 6 competências gerais balizam todos os projetos: Resolução criativa de problemas/Letramento tecnológico/ Realização de projeto/ Autonomia/ Empatia / Colaboração. Dentro de cada competência existem habilidades que são desenvolvidas dependendo do foco da aula. Cada turma tem duas temáticas norteadoras por trimestre, e a cada trimestre são desenvolvidos em média dois projetos. Na primeira parte do tempo os alunos têm contato com referências relacionadas ao tema, além de aprenderem alguma tecnologia, para depois no decorrer do trimestre eles construírem os projetos autorais.

Programa Bilíngue: muito além de ensinar a falar em inglês. Parceria SEVEN-CAMBRIDGE

Com o intuito de preparar o jovem para um mundo contemporâneo, o Colégio Anglo São Carlos oferece o Programa Bilíngue com resultados comprováveis através de exames internacionais. Aulas em um ambiente repleto de atividades estimulantes que facilitam o uso da língua de maneira natural – é o que propicia o que chamamos de “resultado bilíngue”. Os alunos aprendem inglês com a metodologia do idioma vivo. Essa metodologia consiste em ensinar inglês de uma forma ativa, significativa e vivencial para que os alunos utilizem o inglês como ferramenta de comunicação sem barreiras e sem receios, de uma maneira natural. Assim como acontece na aprendizagem da Língua Portuguesa, o ensino de Inglês é pautado na comunicação oral. Esse processo de aquisição da segunda língua ocorre com a mesma naturalidade da língua materna: ouvir, falar, escrever e ler, habilidades essenciais para fluência do idioma.

Corpo Docente

Professores altamente capacitados e experientes; comprometidos em formar, além de bons alunos, indivíduos conscientes e capazes de resolver desafios, impactando o mundo a sua volta.

Leitura e Produção Textual, Redação Nota 1000

O domínio da produção autônoma de um bom texto escrito é uma ferramenta fundamental de cidadania. Esse domínio depende de um processo: assimilação de repertório, escrita, revisão, reescrita, o qual é priorizado nas nossas aulas de Produção de texto no Colégio Anglo.

Educação Financeira

Trata-se de um tema transversal que dialoga com as diversas disciplinas dos currículos do Ensino Fundamental e Médio, de forma a possibilitar ao estudante compreender como concretizar suas aspirações e estar preparado para as diversas fases da vida. onsumidor consciente; promove a formação matemática e cidadã dos alunos além de contribuir para ampliar a compreensão das operações fundamentais.

Plataforma Plurall, uma ferramenta de aprendizagem autônoma

A plataforma Plurall disponibiliza os materiais didáticos digitalizados, organizados e de fácil acesso. O aluno pode fazer as tarefas de qualquer lugar, tirar dúvidas a qualquer momento com tutores especializados. Há anos o Anglo disponibiliza o Plurall e o que antes já era um diferencial, em 2020/2021 foi um grande aliado no ensino remoto. Além do acesso a todos os materiais, os alunos fazem as tarefas das apostilas pela plataforma, realizam avaliações online, inclusive simulados.