EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, nela as crianças constroem padrões de aprendizagem que utilizarão durante a vida acadêmica. Crianças são aprendizes naturais: são curiosas, interessadas, abertas a novas descobertas, por isso aprendem brincando, imaginando perguntando, observando, experimentando e descobrindo relações. Em suma, aprendem fazendo, e nossa escola é um lugar que proporciona tais descobertas.

As práticas propostas na Educação Infantil estão fundamentadas na concepção de crianças ativas, que são protagonistas da própria aprendizagem, e de professores, como ponte entre elas e o conhecimento, tornando o trabalho pedagógico significativo.

NOSSO MATERIAL

Cada nível é composto de quatro volumes, todos multidisciplinares. De acordo com o nível, as crianças recebem material de apoio - por exemplo, conjunto de letras móveis.Nosso material está organizado de acordo com as DCNEI, caracterizando-se por reunir um conjunto de práticas pedagógicas que visam a garantir experiências diversas às crianças em campos mais amplos de aprendizagem.

TURMA DO LUAN

A turma do Luan é formada por um grupo de seis personagens criadas especialmente para este Sistema de Ensino. Elas estão presentes em toda a coleção da Educação Infantil. A cada ano, elas “crescem”, assim como os alunos.

Nos Cadernos da Educação Infantil, as personagens introduzem atividades, propõem brincadeiras, passeios e aventuras e convidam os alunos a participarem delas.

COLEÇÃO FERINHA

A Coleção ferinha está disponível na plataforma digital do aluno. Com ela, a criança pode montar sua história, brincar com as atividades e conhecer os livros das coleções.

AVALIAÇÃO

O primeiro passo é conhecer cada aluno: quem ele é, como ele é, o que sabe e quais são suas necessidades e seus desejos. A segunda ação é a observação permanente de cada criança e do grupo durante as atividades, brincadeiras e interações para conhecer suas capacidades, interesses e dificuldades, com o intuito de adequar o processo educativo às suas necessidades, alargando seus interesses e desenvolvendo suas potencialidades.

Além da observação permanente, feita diariamente, em todos os momentos do processo educativo, o professor deve proceder a uma avaliação que envolva um período maior, utilizando uma diversidade de instrumentos de observação que lhe permita, em primeiro lugar, entender o processo e a lógica utilizada pelos alunos para aprender. Em segundo lugar, verificar se há necessidade de ajustes e replanejamento de ações a fim de garantir novas oportunidades de aprendizagem que aproximem os alunos dos saberes que devem ser apropriados por ele.

GRADE CURRICULAR (Campos de Experiência)

• ESCUTA, FALA, LINGUAGEM E PENSAMENTOS;

• ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES;

• CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS;

• O EU, O OUTRO E NÓS;

• TRAÇOS, SONS, CORES E IMAGENS;

• INGLÊS;

• MUSICALIZAÇÃO;

• HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS.

DIFERENCIAIS

PARCERIA SEVEN IDIOMAS, UMA ESCOLA COM PROGRAMA BILÍNGUE

Com o intuito de preparar o jovem para um mundo contemporâneo, o Colégio Anglo São Carlos oferece o Programa Bilíngue com resultados comprováveis através de exames internacionais. Aulas em um ambiente repleto de atividades estimulantes que facilitam o uso da língua de maneira natural – é o que propicia o que chamamos de “resultado bilíngue”. Assim como acontece na aprendizagem da Língua Portuguesa, o ensino de Inglês é pautado na comunicação oral. Esse processo de aquisição da segunda língua ocorre com a mesma naturalidade da língua materna: ouvir, falar, escrever e ler, habilidades essenciais para fluência do idioma. Essas habilidades são trabalhadas com o apoio pedagógico da Seven Educacional, reconhecida escola de idiomas, cuja proposta é “aprender inglês vivenciando situações do dia-a-dia”. Essa parceria tem como objetivo trazer para as aulas diárias do colégio a metodologia usada nos cursos de idiomas.

PASSEIOS PEDAGÓGICOS

Os passeios pedagógicos da Educação Infantil reforçam a aprendizagem obtida na escola, trazendo o lúdico como importante fonte de ensino.

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS

Através de ações internas voltadas para as necessidades que surgem, são trabalhadas as questões emocionais por meio de reflexões e definição de pequenos projetos com a finalidade de promover o autoconhecimento, a gestão de emoções e as habilidades para se relacionar.

PROJETO PALADINOS

O Projeto Paladinos traz para sala de aula uma maneira de levar os alunos a vivenciarem algumas atitudes importantes na constituição de cada um. Para isso, os Paladinos possuem tanto em seus nomes, quanto em sua constituição física, um valor atitudinal que é apresentado por meio de histórias envolventes.

RECREANGLO

No contraturno, são oferecidas oficinas de culinária, brincadeiras, jogos, pintura e muito mais, além de um momento separado para realizar as tarefas do dia.

HORTA

Os cuidados com a horta criam situações de aprendizagem reais, permitindo ampliar os conhecimentos e abordar conteúdos trabalhados em sala de aula. Ao plantar, as crianças também colhem conhecimento!

ESPAÇO ANIMAL

Nossa escola conta com um cantinho reservado para o galinheiro, lugar onde os alunos aprendem a respeitar e a cuidar dos animais.

MUSICALIZAÇÃO

As aulas de musicalização desenvolvem a sensibilidade, criatividade, senso rítmico, imaginação, memória, concentração, atenção, além de ser uma importante ferramenta de socialização.